19 de janeiro de 2009

Funny Games U.S. [Brincadeiras Perigosas U.S.]



Ano: 2007
Realização: Michael Haneke
Prémios:
- One to Watch Male [Brady Corbet] - Young Hollywood Awards (2008)

Falar deste filme requer dois parágrafos completamente diferentes:

O primeiro, sobre o filme em si:

Este é um grande filme, que tem tanto de bom, como de estranho e provocador. É um filme sobre a capacidade do Homem em ser malicioso, destrutivo, sádico, inconsequente, amoral... (e a lista continua, aumentado o numero de adjectivos com o decorrer do filme), mas também sobre a capacidade se sofrimento, de dor e de desespero. Pode ser considerado excessivamente violento em parte devido a sua inegável e constante violência, em parte também devido ao molde por vezes quase documental (sendo quase um ensaio) em que é filmado. O casting é perfeito, sendo perfeito+ no que se refere as escolhas de Michael Pitt e Brady Corbet (basta ver para entender o porque)

O segundo, sobre o “porque” deste filme:

Funny Games U.S. é um remake frame to frame de um filme de 1997 do mesmo realizador chamado: Funny Games… O filme original, austríaco, é tão bom como este, sendo que os filmes são iguais (não idênticos mas sim completamente iguais) em tudo excepto nos actores ( e se já disse que o casting da versão norte americana é perfeito, digo agora que os actores austríacos estão muito bem também, tendo face aos norte americanos a vantagem de, sendo para o publico em geral desconhecidos, não terem que se descolar de personagens anteriores, dando assim mais realismo ao aspecto “documental” do filme). Essa diferença não é nem de longe nem de perto uma boa justificação para o remake.

É então um óptimo filme que não precisava de ser feito (ate nisto o filme é ambíguo e estranho)


Enjoy (provavelmente)


David o golias

1 comentários:

Miss V. disse...

Recomendo este filme!
Original e com óptimos desempenhos. O argumento é bom e a realização oferece agradáveis surpresas.
Como é bastante particular, não parece ser um filme que agrade a todos. Seja para desancar ou seja para louvar, vai fazer-te reagir...

Enviar um comentário