21 de janeiro de 2009

Slumdog Millionaire (2008)

Realizador: Danny Boyle, Loveleen Tandan (co-director Índia)

Argumento: Simon Beaufoy baseado no romance de Vikas Swarup

"Jamal Malik is one question away from winning 20 millions rupees. How did he it? a) He cheated. b) He´s lucky. c) He´s a genius. d) It is destiny."

Danny Boyle assinou um dos filmes que mais marcou a minha adolescência, o magnífico Trainspotting. Após esta obra, Boyle realizou filmes bastante menos interessantes (com a possível excepção da original visita aos filmes de terror de zombies com 28 Days Later). Quando vi Slumdog Millionaire as minhas expectativas eram altas (o filme ganhou os Globos de Ouro, a maioria das críticas é extremamente favorável, etc.) e o filme não esteve à altura!

Slumdog Millionaire, conta a história de dois irmãos, Jamal e Salim, no meio de uma Índia caótica e de uma pobreza extrema através de flashbacks, enquanto Jamal é alvo de um interrogatório por parte da polícia devido a sua performance no Quem Quer Ser Milionário indiano ter levantado dúvidas.

O argumento é bastante engenhoso, os planos da ruas de Mumbai são soberbos e a interpretação dos actores é muito boa, mas achei que o tom feel good do filme foi demasiado longe criando glamour onde não existe.

Para concluir o filme é bom, mas não é excepcional! Continuo a aguardar a adaptação de Boyle do romance Porno de Irvine Welsh...

2 comentários:

Miss V. disse...

Slumdog Millionaire tem um argumento muito bom e o modo como o filme é contado é bastante original.
Boyle não se inibe de mostrar a Índia de corrupção, de castas, de crime e miséria. No entanto, nada disto afecta o "good feeling" com que o filme nos deixa.
Uma nova experiência de cinema.
Sem dúvida, a ver!

David o golias disse...

Sem duvida um filme a ver, mas na minha opinião bastante supra valorizado. A história ta bem contada, mas já foi vista e revista (rapaz enfadonhamente bom ama rapariga enfadonhamente boa, irmão enfadonhamente mau destrói relação, irmão enfadonhamente mau renega-se...), os actores não estão mal mas aposto que não sabem fazer nenhuma personagem diferente, e realmente o "good feeling" do filme é um bocado destoado e impingido. São 2 agradáveis horas de cinema (nada mais que isso na minha opinião).

Enviar um comentário