15 de fevereiro de 2009

Australia

De Baz Luhrmann (2008)


Australia é a desilusão em estado de bobine.
Não compreendo os louvores da crítica a este filme. Épico? Poupem-me.

Australia é uma imitação reles de grandes marcos do cinema em forma de "super-mix". Para mim, o mais chocante é com África Minha - as personagens principais foram criadas à sua imagem e semelhança e nenhuma delas consegue ser minimamente digna da responsabilidade...

Não soube ser drama, não soube ser comédia, não soube ser aventura nem acção. Está repleto de clichés que nos permitem antever o filme: quando pensamos que seria óbvio, que seria barato, que o cinema já esgotou estas tentativas em milhares de outras ocasiões, eis que aparece no ecrã de Australia. Não houve qualquer preocupação com a credibilidade em fases cruciais do filme. Chega mesmo a uma altura em que ficamos embasbacados com aquilo em que o filme se tornou.

Qualquer dia Nicole Kidman não se vai conseguir livrar do sinónimo a mau filme. Hugh Jackman está perdoado pelo percurso relativamente consistente que tem feito , porque a culpa não foi só dele e porque espero um brilharete no seu próximo papel de Wolverine.
O melhor do filme são as paisagens, pouco exploradas.

Não gostei de ver, não recomendo. Bonito era ver Portugal a demonstrar a sua superioridade absoluta se fizessemos um boicote a esta palhaçada...





Lady Sarah Ashley: Let's go home.
Drover: There's no place like it.

Carla V.

1 comentários:

David o golias disse...

Estavam-me noutro dia a dizer que custa ver um filme de 3 horas. Não concordo... o que custa é ver um mau filme de 3 horas. Subscrevo na integra a opinião da Carla. Só não concordo em chamar de palhaçada, pois é uma clara ofensa aos palhaços... Buhhh pra este filme!

Enviar um comentário