28 de agosto de 2009

Inglorious Basterds

IngloriousBasterdsPoster2 Tarantino aparece e é sempre mais uma razão para ir aos cinemas e sim Inglorious Basterds hits the spot. A obra bélica de Tarantino prima pela diversidade, pelo grande sentido de humor negro e por uma maneira extremamente peculiar de contar um história da segunda grande guerra. Contada através de 5 capítulos a história narra um grupo de soldados judeus americanos que se infiltra nas linhas inimigas com o único objectivo de espalhar o terror entre os nazis, mas a verdade é que embora o mote principal seja este existe muito mas muito mais a ser dito sobre esta película

Tarantino brilha mais uma vez e não aborrece na realização, mostrando sempre um prato de dinâmica constante atrás das câmaras apimentado por diálogos suculentos e que embora sarcásticos para todo o historial da segunda guerra arrebatam-nos juntamente com as peculiaridades de cada personagem. Tarantino não tem medo de inovar, sobe a fasquia de realização para outro nível e não se interessa em termos da linha condutora. O filme apresenta uma enorme diversidade nos ângulos câmara. a acção não é constante mas os breaks resultam com tarantino porque sendo desde já um grande mestre em cenas de acção e depois na narrativa. o filme é conduzido através de linha extremamente simples. acção sanguinária, dialogo, acção sanguinária, dialogo acção sanguinária e por ai adiante. Tarantino não falha nestes dois conceitos e a obra bélica toma contornos de outra grande masterpiece.

Já conhecido por trazer para as grandes películas actores desconhecidos do grande público ou estrelas em declínio o sentido de casting apurado de Tarantino não se perdeu. o filme é recheado de boas representações e a singularidade de cada um dos Basterds é única embora duas ou três das personagens fiquem por explorar. Brad Pitt embora não tenha sido o mais destacado dentro do filme e o que mais me meteu confusão pois sinceramente não sabia se se iria sair tao bem num filme Tarantino. tem um desempenho espectacular. as particularidades nos diálogos e o tom de humor negro que dá á sua personagem é um must e consequentemente faz-nos rir do principio ao fim. Contudo a estrela do filme é mesmo Cristhopher Waltz com uma personagem de literalmente partir o coco a rir, um desempenho estrondoso para um homem que só fez programas de televisão na Alemanha e um sério candidato aos próximos oscars. Outras estrelas brilharam e encantaram, Diane Kruger, Melanie Laurent e uma breve aparição de Mike Mayers rematam a história sobriamente

O argumento é tambem ele Tarantino e sinceramente não quero ser spoiler por isso o próximo paragrafo será curto. o que posso dizer é que existem milhões de referencias do realizador neste filme, os diálogos mantem-nos atentos ao desenrolar da história só por si incomum e Tarantino consegue dar um novo fôlego a um género cada vez mais banalizado por clichés. Inglorious Basterds pode não ser a masterpiece de Tarantino mas a verdade é que está bem perto dela.

Vale o bilhete ( mesmo se o sacana do bilhete custasse o inglorioso preço de 20 euros )

You see, we're in the business of killin' Nazis, and boy, business is boomin'

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