7 de janeiro de 2009

Defiance


Defiance (2009)
realizador: Edward Zwick
argumentista: Edward Zwick, Clayton Frohman

Defiance conta a história de três irmãos bielorussos que durante a 2ª guerra mundial viram-se desprovidos das suas casas e das suas familias devido a expansão nazi na polonia. estes três irmão escondem-se então numa floresta acabando por construir uma comunidade constituida nao so por eles mas como tambem por todos os outros judeus que o o heroi tuvia bielski (por muita gente desconhecido) salvou dos guetos das cidades circundantes.
Edward Zwick, o realizador de Defiance depois do aclamado, mas insuficiente "blood diamond", já nao brilha como antigamente. embora o filme seja, até em certa medida uma biopic dos irmãos bielski o conceito de filme de guerra acaba por se afundar nos cliches que hollywood ja nos habitou. e acabamos por não tirar grande coisa dele.
Tuvia bielski (Daniel Craig) acaba por ser outro Schindler, outro Aristides de Sousa Mendes (nunca fizeram um filme sobre este), outro herói que, perante as adversidades tentou manter unida a comunidade que construiu com a ajuda dos irmãos, está tudo lá, os ataques furtivos aos camiões nazis, os amores não correspondidos, a construção de habitações na floresta, o treino de civis em soldados, as dificuldades passadas no inverno, a falta de comida, a doença, etc..., não falta nada, mas tambem tudo isto já foi feito e assim a originalidade acaba por se desvanecer.
A história nao muda mas mudam as personagens. Edward Zwick nao falha como realizador. a construção das personagens está excelente, mas o seu desenvolvimento ao longo da história não.
os desempenhos estão optimos mas nada que merece palmas de ouro, oscares ou ursos de ouro. A beleza dos cenários é fascinante onde a fotografia de Eduardo Serra novamente brilha (indecente não ter ganho o oscar por "Rapariga com brinco de pérola"), mas como disse atrás não esperem grande coisa, é filme para ver uma vez.
De tudo o que foi dito e dando o meu especial grau de Classificação:
De 10 Balas na Cabeça leva 3.
(vale pela realização, interpretação das personagens e efeitos técnicos)

1 comentários:

Miss V. disse...

Adorei as balas na cabeça :)

Enviar um comentário