11 de janeiro de 2009

Gomorra


Ano: 2008
Realização: Matteo Garrone
Prémios:
- Grand Prize of the Festival, -Festival de Cannes (2008)
- Best Film; Best Director - European Film Award (2008)


Baseado no livro homónimo de Roberto Saviano, Gomorra é o buraco da fechadura na porta da Camorra (máfia napolitana).

Um filme sobre a máfia, uma máfia mal vestida, mal falante, mal comportada. Uma máfia de homens, rapazes e meninos que agem e vivem longe do glamour romântico a que Hollywood nos habituou.
O filme segue o dia a dia de varias personagens, representativas de varias gerações, e da forma como as suas vidas e a vida da Comorra seguem lado a lado, algumas vezes não se percebendo onde começa uma e acaba outra.
È um filme cru e violento, a fazer lembrar o “Cidade de deus” (os paralelismos são bastantes, desde o tema, a forma como ele é abordado, ou ao facto de também aqui a grande maioria dos actores serem amadores, habitantes de Nápoles sem qualquer experiencia de representação[sendo que recentemente, 3 deles foram presos devido a sua ligação real com a organização]), sem no entanto atingir o patamar do brasileiro, seja pelo menor carisma das personagens, seja pela velocidade a que a acção se desenrola, mais lenta.


Como cereja no topo do bolo, uma cena com um intenso cheiro a kusturica (demasiado violenta nas palavras de uma amiga, suficientemente alucinada nas minhas)


Um grande filme portanto… um “Must see”, tanto para quem gosta da temática abordada, como para quem simplesmente gosta de grandes filmes.



Enjoy


David o golias

0 comentários:

Enviar um comentário