3 de fevereiro de 2009
Code 46
“Code 46”
Realizador: Michael Winterbottom
Argumentista: Frank Cottrell Boyce
Existem filmes que simplesmente nos caiem do céu, um deles é “Code 46”, obra mais recente do realizador Michael Winterbottom que conta com a participação de tim robbins (Shawshank Redemption) e Samantha Morton (In America). “Code 46” é um drama que aborda as relações entre as pessoas e os sistemas político-sociais de controlo da sociedade num futuro não muito distante. o realizador não insistiu na condução das personagens, centralizou-se mais no mundo ao redor do filme e fê-lo com sucesso. Embora seja um filme entediante ao inicio, a evolução natural das personagens e as situações emergentes que percorrem o filme mantêm-nos alerta.
Tim Robbins e Samantha Morton levam o filme as costas, não por causa da inexperiência do realizador, mas sim pela quase ausência das personagens secundárias. A envolvência entre os dois é estranha mas natural. Vi poucos filmes que tivessem uma abordagem ao tema “amor a primeira vista” de um modo tão pouco usual, mas a verdade é que funciona e tanto a credibilização como a evolução das personagens são conseguidas não só através das câmaras do realizador mas também do trabalho dos dois actores.
O argumento de Frank Cottrell Boyce, parece estar assente numa filosofia simples mas não “barata”, o recurso a várias línguas e os efeitos das diferentes drogas são sem dúvida um “must” original do filme. E embora fiquemos insatisfeitos com o final, não me lembro de nenhum filme num tempo recente que me tenha assaltado tanto tempo a memória como certas situações presentes em “Code 46”.
Vale o bilhete… por inteiro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário