28 de fevereiro de 2009

Irréversible

Um filme de Gaspar Noé (2002)

Ora aqui está um filme onde o 7.3 do IMDB está completamente aquém da realidade.
Irreversível é um filme que provoca sensações físicas de náusea no espectador desde os segundos iniciais, com um jogo de imagem e de som quase hipnótico. Um começo perfeito para o que se segue.

Vi várias vezes o filme, mas tenho que confessar que nunca o consegui ver sem olhar para o lado, por não aguentar a brutalidade das imagens que Gaspar Noé nos mostra. No entanto, a sua maior conquista é que se num momento estamos incomodados pelas imagens e pelos acontecimentos, basta decorrerem algumas cenas para já desejarmos estar ali e fazer parte da vida das personagens- lembro o good feeling da cena "Tu me fais tourner... la tête!"

O filme desenrola-se praticamente em tempo real, mas de trás para a frente e onde um mote está sempre presente: "Le temps détruit tout".

Vincent Cassel é a estrela, Monica Belluci é só o motivo - e que, pelo que tenho ouvido, o motivo para algumas pessoas verem o filme. Ela está presente na cena central do filme, de uma violência visual, auditiva (aqui, já só com gritos e palavras) e emocional fora do comum.

Uma história de vingança, de violência e de amor. Do negro, para o claro. Da morte para a vida. Ou vice-versa.

Um filme imperdível mas, desculpem a redundância, uma vez visto é impossível voltar atrás.



Carla V.

0 comentários:

Enviar um comentário