12 de março de 2009

Maradona by Kusturica [Maradona]


Ano: 2008
Realização: Emir Kusturica

Um documentário no qual se percorre toda a vida de Maradona, e no qual ele se apresenta como homem, pai, marido e jogador de futebol.


Grande surpresa este documentário. Não tanto pela realização, que já se esperava que fosse boa (e é-o, com um ritmo perfeito, com uma montagem óptima), mas pela figura que é Diego Maradona. Descobre-se que por tras das faixas de “melhor do mundo” e de “drogado”, há um homem com uma grande preocupação social, com um pensamento político bem formulado e com uma oratória surpreendentemente clara e forte. Fala-se de tudo sem pudor ou sem reservas, desde a infância de extrema pobreza, a famigerada “mão de deus” ao flagelo da droga. É assim a desconstrução de um ícone, uma visão mais pessoal de um homem que ascendeu a condição de deus, e como diz kusturica, “só aos deuses tudo é perdoado”.


De realçar a cena em Nápoles, em que a multidão faz abanar um hotel, ou o brilho nos olhar quando Maradona fala da infância, ou quando diz, sem sequer haver a possibilidade de poder pensar que esta a ser presunçoso, que: “quando o jogo acabava eu era como todos vocês… agora, quando passava a linha de cal… aí… aí mandava eu!”.


A ver, quer gostes de futebol quer não gostes, quer sejas de esquerda, quer não sejas, quer gostes de documentários quer não gostes. Vale a pena compreender um homem que marcou o mundo.



Enjoy (Garantidamente. É muito, mas muito, mas muito bom.)

David o golias

0 comentários:

Enviar um comentário