27 de março de 2009

Sauna

Sauna_Poster_Twitch Sauna é um filme de terror realizado por Antti-Jussi Annila, um filme finlandês e russo que explora os pecados pós guerra de soldados debilitados emocionalmente e que ainda têm como trabalho final percorrer uma linha imaginária entre a Finlândia e a Rússia de modo a poderem traçar de vez as linhas fronteiriças entre os dois países.

Antti-Jussi “saca um brilharete” com a sua segunda longa metragem, Sauna é todo ele pleno de boa realização, a focagem de cenários e a maneira como as próprias personagens são filmadas são um must de um filme que é bom mas poderia ser bem melhor. Sauna não origina uma nova era para os filmes de terror mas dá paços largos nesse sentido. a existência de alguns “sustos fáceis”, diminuem francamente a qualidade do argumento. Destaque especial para uma fotografia estonteante e a montagem do filme, bem como outros aspectos que vão desde o guarda-roupa ao som, tudo foi feito ao detalhe, tudo se encaixa perfeitamente.

Outro destaque, novamente pela positiva foi o casting. Sauna está dotado de grandes actores que mal consigo pronunciar o nome ou que já alguma vez vi no grande ecrã mas que teem ja uma extensa lista de filmes no seu curriculo, principalmente os centrais Ville Virtanen e Tommi Eronen na pele de Eerik e Knut Spore. O desempenho foi excelente e poucas vezes vi a credibilidade a subir tão alto em filmes de terror.

Quanto ao argumento, tenho a dizer que já vi algo parecido, mas de certeza com menos requinte que este. Mesmo assim o argumento embora requintado e até com algumas surpresas é para mim o ponto menos bom de todo o filme, A duração inferior a 90 minutos não lhe retira um certo tédio que lhe está inerente.

Vale o bilhete

0 comentários:

Enviar um comentário