Apelidado de “Fim de semana alucinante” em Portugal, tenho a dizer que nunca um filme foi tão bem dobrado no seu título como este. Deliverance é um filme pujante que segue muito o género do “wrong place in the wrong hour” mas tambem abrange o desafio de pessoas citadinas serem puxadas ao máximo em habitats que não lhes são conhecidos. Decisões mal calculadas, muita acção e situações de cortar à faca são só umas das poucas situações que o filme de John Boorman oferece.
Actores bem conhecidos fazem parte do elenco como John Voight e Burt Reynolds e Ronny Cox, actores que agora são lendas Hollywoodescas e que tiveram neste filme um brilhantismo fantástico e mostram que nos dias de hoje a Old School ainda não tá fora de moda.
John Boorman tem provavelmente aqui o trabalho de uma vida. a realização foi bem conseguida e os cenários naturais ajudam tanto na realização como na fotografia. A filmagem dentro da floresta densa oferece poucas surpresas mas bastante realismo, o local de realização foi extremamente bem escolhido. Um filme onde a realização dependia do cenário natural, John Boorman conseguiu tirar o melhor dos sets, filmar ao ar livre e conduzir os actores de uma maneira satisfatória.
O argumento de James Dickey, mostra uma sólida storyline, com um constante crescimento das personagens até ao desenlace final. não existem grandes tiros nem grandes explosões, o filme é feito de situações limite e o ambiente pesado criado pelas reacções das personagens aos obstáculos criados pelos crackers é onde se verifica o maior trabalho de argumentação, onde não existem grandes diálogos mas palavras monossilábicas face ao estranho sucedido.
Destaque para uma banda sonora essencialmente feita ao som de banjos, que inicia o filme e que se prolonga em toda a sua duração, havendo modificações ora mais lentas ora mais rápidas conforme as situações em que os personagens se vêem envolvidos. Pormenor extremamente interessante.
Vale o bilhete
“Goddamn, you play a mean banjo.”
0 comentários:
Enviar um comentário