20 de abril de 2009

Onibaba

Onibaba No ocidente o filme realizado por Kaneto Shindô passou despercebido contudo onibaba foi a masterpiece oriental em género de terror dos anos 60 no Japão e depressa ganhou popularidade em todo o mundo tornando-se num dos filmes de terror mais bem cotados de sempre.

Embora não encare "Onibaba" como um filme de terror mas sim como um conto de fadas como se dá a conhecer aos espectadores no genérico inicial, denoto uma certa tendência para esse género, o suspense inerente ao buraco cavado no meio do pântano e á máscara aterradora do samurai dão que pensar e mantêm um clima não só de um terror muito peculiar mas de um ambiente pesado durante todo o filme.

É difícil falar sobre os actores. as reacções emocionais parecem desfasadas em certas alturas do filme e dada a nacionalidade do filme é difícil distinguir a performance individual de cada um, destaque no entanto para Nobuko Otowa, no papel de uma mulher cujo filho morreu na guerra feudal e agora vive com a afilhada no meio de um pântano cujo principal sustento é vender os pertences dos soldados que por lá passam depois de lhes tirarem a vida. A personagem é conservadora e dificilmente convincente contudo a actriz acaba por dar o melhor de si.

O que faz de Onibaba um must see é sem dúvida a realização a cargo de Kaneto Shindô, com uma estrondosa sequência inicial nos meandros do pântano e com um cenário de invejável beleza durante todo o filme. os ângulos de câmara ligeiramente subidos devido á alta vegetação provocam uma visualização bastante diferente daquela que estamos habituados a ver mas no entanto extremamente agradável. a filmagem embora bastante bem conseguida em ambientes externos acaba por desiludir em espaços fechados, apresenta-se pouco trabalhada.

Onibaba é bom e não desilude pelo facto de ser dos anos 60. mas a verdade é que gostaria de ver este filme a cores devido á quase imensidão de cenário que dá a explorar. o som infelizmente é em mono o que prejudica muito
a qualidade sonora do filme, mas tais desvantagens não prejudicam a qualidade do filme em termos de realização.

Vale o bilhete

0 comentários:

Enviar um comentário