24 de abril de 2009

Star trek: The Motion Picture


Antes demais quero pedir desculpas. Tinha prometido o 1º post desta série na sexta e já vamos no sábado. Só que 1º tinha de instalar a nova versão do Ubuntu (hihihi), e já se sabe que as instalações nunca correm como se quer.
Bem, depois desta conversa de "chacha" vamos ao que interessa... a retrospectiva e a crítica desta grande série de filmes de Star Trek, começando pelo primeiro.

A história até agora:
Após a destruição de 3 naves Klingon, e de uma estação espacial por parte de uma nebulosa de energia, o conhecimento de que esta se dirige para a terra leva a que, a Enterprise seja destacada para investigar. Sabendo disto o capitão James T. Kirk, a quem fora dado um trabalho de secretária, voluntaria-se para comandar a missão. Pedido que tendo em consideração toda a sua experiência, o comando estelar aquiesce atribuindo-lhe o comando da sua estimada nave, o que enfurece o seu actual comandante, Capitão Decker, a quem não agrada a posição de Imediato.
A viagem até ao fenómeno, não é tranquila. Para além da infiltração de um estranho na nave que se revela ser o grande Mr. Spock (que sentindo a anomalia, decide interromper o seu ritual de expurgação das suas emoções para se juntar à equipa), a infamiliaridade de Kirk com a nova Enterprise remodelada, quase leva à destruição da embarcação.
Interceptada, a nuvem revela-se: trata-se de uma consciência alienígena auto-denominada de V'ger que procura a Terra com o objectivo de se reunir com o "Criador". Por insistência de Mr. Spock, e porque V'ger está agora a um passo do planeta azul, Kirk acompanhado por Spock, Mccoy e Decker, decide deixar a nave e contactar directamente V'ger.
No confronto final descobrimos que V'ger, não é um ser e sim uma nave com consciência, mas não é uma nave qualquer... é uma antiga sonda Voyager, que caiu num planeta habitado por uma raça de seres sintéticos que considerando a sonda como um dos seus, a reconstruiram e aperfeiçoaram. V'ger apenas quer cumprir o sua programação essencial: recolher informação sobre todo o universo. Tarefa que para ser concluída precisa de capacidade emotiva, capacidade que não lhe é inata necessitando de assimilar uma consciência humana para o efeito."Decker" sacrifica-se e a sua reunião com v'ger impede a destruição do 3º calhau.
E assim acaba a história com Kirk e os seus amigos a salvar o dia mais uma vez!!

CRITICANDO

O que gostei.
Efeitos especiais: Como é que um filme do final dos anos 70 ainda se mantém tão actual? As maquetas e os cenários são simplesmente incríveis!
Capitão Kirk: É das melhores personagens da história da ficção científica e é impossível não sorrir sempre que este aparece no ecrã.
Ambiente: O "vibe" geral do filme. É um filme do Star trek porra!
A permissa do filme: Naves que ganham consciência e que decidem reunir-se com o seu criador, não passam todos os dias no ecrãs do cinema. E embora o filme se torne previsível a história não deixa de surpreender, nem que seja pelo ter sido feita nos anos 70.
O que não gostei.
O argumento: O facto do guião ter sido originalmente escrito para a televisão e depois adaptado para cinema nota-se e não é pouco. Pouca acção, diálogos pobres e cenas intermináveis reinam pelo filme e desiludem.
Calças cozidas aos sapatos: No futuro não podemos comprar os dois em separado? se assim for, não é um mundo onde queira viver.
Agora a parte difícil.
O filme faz bem o seu trabalho, que é entreter. Não esperem grande coisa, pois como o próprio nome do filme indica é um filme "sobre o star trek". Pressupõe que já gostem desse universo, ou que pelo menos tenham alguma curiosidade. É um dos maiores fenómenos culturais dos últimos 50 anos e é nesse sentido que o devemos encarar. Tem os seus defeitos, mas não preciso de me esforçar muito para pensar em dois ou três filmes ainda piores, mas que toda a gente viu, só porque são contemporâneos e este não é. A ver quando apetecer.

Para a semana há mais, e até lá fiquem com trailer do próximo filme:



0 comentários:

Enviar um comentário