24 de abril de 2009

Khon len khong – Art Of The Devil

Art_Of_The_Devil_posterNuma jornada pelos filmes de terror orientais que sempre me despertaram curiosidade devido ao género diferente daquele que estamos habituados a ver do cinema de Hollywood, deparei-me com Khon len khong, filme de terror tailandês que mereceu uma trilogia por parte dos produtores mas pouca atenção por parte dos espectadores. Khon len khong acaba por ser um filme extremamente entediante para um género em que o objectivo principal é sempre prender-nos á cadeira.

A realização a cargo de Tanit Jitnukul é deveras amadora o que não estava à espera para um realizador que já tinha pelo menos 5 filmes no currículo antes deste. A principio pensava que Khon len khong seria o projecto final de um curso qualquer de cinema tailandês, mas também estaria enganado sobre esse aspecto. O “easy come easy go” das passagens temporárias apresentam-se abruptas e rápidas mas destaco a ideia interessante de as cenas passadas serem filmadas a cores e as presentes a preto e branco e serem inseridas nos tempos correctos da storyline. Referência ainda para aquilo que se tem tornado cada vez mais comum nos filmes Hollywoodescos o chamado “greasy gore”, penso que perceberão.

O destaque negativo do filme vai sem dúvida para as personagens, desempenhos do mais medíocres que vi nos últimos tempos e o pior é que é a nivel global não consigo destacar uma que tenha tido uma prestação minimamente suficiente. É uma facada no coração de qualquer espectador. A representação é mínima e a fluidez dos diálogos é débil devido ás constantes pausas existentes a cada frase que os actores dizem.

O argumento não aquece só arrefece, referências à magia negra estão presentes, provavelmente da maneira mais profunda que vi num filme, mas tudo isto sem concretização técnica sai flop. Falhas atrás de falhas afundam o filme no banalismo do género. Aposta muito num terror visual já ultrapassado e não satisfaz em termos de conteúdo, é entediante e consequentemente lento.

Não vale o bilhete (definitivamente)

0 comentários:

Enviar um comentário