13 de janeiro de 2009

Gran Torino


"Gran Torino"
Realizador: Clint Eastwood
Argumento: Nick Schenk

O que dizer de mais uma pérola de Clint Eastwood? Absolutamente nada, embora este Gran Torino não tenha a mesma carga dramática que “Mystic River” ou os palcos de guerra de “Flags of our Fathers2. Gran Torino é sem dúvida um filme a reter nas mentes de todos os cinéfilos, um drama com uns toques humorísticos pelo meio. Clint Eastwood tentou a comédia e a verdade é que embora o filme não seja repleto dela consegue-a de uma maneira estrondosa. Filme pouco pormenorizado em termos de realização não o torna mau desde que a história seja simples e é isso mesmo que se trata, uma história simples.
Gran Torino fala de um velho veterano da guerra da Coreia que depois de morrer a mulher se vê confinado a viver sozinho num subúrbio violento habitado maioritariamente por vietnamitas, rejeitando o apoio dos filhos e também dos bons costumes vietnamitas, prefere viver o resto da sua vida isolado da sociedade. Eastwood aqui na pele de Walt Kowalski veterano então da guerra da Coreia tem aqui e mais uma vez uma interpretação excelente. Apoiado por actores secundários pouco conhecidos entre nós mas bastante credíveis na sua actuação, a direcção das personagens foi bem conseguida e o argumento de Nick Schenk embora não original leva um toque de excelência de Eastwood. Espaço ainda para certas expressões e situações que fazem lembrar o bom e velho Dirty Harry, que fez as nossas delícias quando éramos miúdos. Eastwood está lá em todos os aspectos, a dinâmica é boa, os diálogos convincentes e situações mirabolantes credíveis do ponto de vista das personagens. Eastwood está cada vez mais velho, mas espero que dure mais tempo em Hollywood porque a verdade é que numa era de remakes e continuações, a realização deste senhor destaca-se de muitos outros que já andam na realização a mais tempo que ele. Resumindo Gran Torino é uma delicia para os olhos e para umas boas risadas também.

Vale o bilhete por inteiro.

3 comentários:

Iluvatar disse...

Se estiver ao mesmo nível de Million Dollar Baby, Mystic River ou das Pontes de Madison County então estará de certeza nos meus planos de uma ida ao cinema...
Grande abraço

Pedro

Miss V. disse...

Este filme é realmente bom!
Clint Eastwood está muito bem nos seus papéis enquanto realizador e enquanto actor. A sua personagem encerra em si os mais belos valores americanos, mas sempre carregada de humor.
Eu não achei os pequenos Hmongs grandes actores, mas ninguém os leva a mal.
E o Clint cantor... Boa tentativa :)

Vejam, vejam, meninos e meninas... não se vão arrepender!

David o golias disse...

Opa, eu não queria estar a ser do contra, mas para mim este é o pior filme do Clint Eastwood(nesta sua mais recente leva de cinema). Todo o filme é um gigante cliché, esta historia já foi contada milhares de vezes (totalmente previsível sem contar com o fim, esse sim, é muito bom, mas um filme não pode só valer pelo fim) alem de que ele, esperto como é, rodeou-se de actores amadores para não se perceber tão bem o quão mau actor é(se bem que a maneira como ele dispara com os dedos é muito boa). Este é claramente um "filme de campanha" americana... daqueles do "american dream" e do "american way" (é o Karate Kid de 2008).
Habituaste-nos a muito melhor Clint (enquanto realizador claro)

Enviar um comentário