18 de fevereiro de 2009

Platoon (1986)

Realizador: Oliver Stone

Argumento: Oliver Stone

"I think now, looking back, we did not fight the enemy; we fought ourselves. The enemy was in us. The war is over for me now, but it will always be there, the rest of my days. "

Platoon é um dos melhores filmes que vi na minha vida, digo isto desde que o vi pela primeira vez... E o passar do tempo não muda a minha opinião!

A história desta obra-prima centra-se na rotina de um pelotão norte-americano durante a guerra do Vietnam contado pelos olhos de um rookie, Chris Taylor (Charlie Sheen), que desistiu da universidade para se alistar. Rhah (Francesco Quinn) quase que resume o filme como o conflito moral entre o Sargento Barnes e o Sargento Elias (interpretados magistralmente por Tom Berenger e Willem Dafoe, respectivamente) como uma luta pela "posse da alma" de Taylor.

O argumento é excepcional, visto que desenvolve as personagens sem falsos moralismos mostrando-nos o peso da anarquia de uma guerra no carácter dos soldados. Esta obra-prima tem, na minha opinião, uma das melhores cenas filmada, a morte de Elias ao som de Adagio for Strings de Samuel Barber. E tudo o resto fica bastante perto da perfeição, personagens secundárias, cinematrogafia, banda sonora...

Recomendo vivamente! Deveria ser obrigatório.

0 comentários:

Enviar um comentário