30 de abril de 2009

3 Extremes

l_54179_0420251_18f84545 Depois da desilusão criada por Khon len khong, 3 curtas metragens orientais fazem-me respirar de alivio em termos do género “terror”. 3 extremes é simplesmente uma delicia do terror asiático para os olhos dos espectadores. Hollywood que se ponha fina. O terror vai assumir novos rumos e de certeza que só passará pelo continente americano se assumir formas medíocres de remakes ou sequelas desinteressantes. Quanto a 3 extremes temos uma combinação de 3 curtas metragens feitas por diferentes realizadores coreanos, cada um com o seu método de realização e cada um com a sua história para contar. o terror é o denominador comum e são quase 90 minutos de de pura delicia para os fãs do género

“Dumplings” – The Hong Kong Extreme - Fruit Chan

Dumplings, foi uma das curtas que mereceu uma longa metragem. apostando num tipo de terror muito próprio, o objectivo é não injectar o espectador com sustos fáceis mas sim com um terror visual do género, “não acredito no que esta gente está a fazer”, não é a masterpiece das curtas presente nesta trilogia, mas o terror inerente à película é sensualmente exposto por Bai Ling, é das personagens que mais me intriga do cinema, a história é escassa mas concentra-se em momentos importantes, embora ainda não tenha visto a longa metragem desta curta entendo que teremos mais história nela que permitirá limar as arestas soltas deixadas por esta.

“Cut” – The Japanese Extreme – Park Chanwok

Esta película do mesmo realizador de “Oldboy” foi a minha favorita das 3, pintada também ela com um terror muito próprio é apimentado também por umas poucas situações humorísticas que nem por isso deixam de retirar o elemento pesado da historia. a fotografia destaca-se e a filmagem na sala do piano também, cada cenário respira elementos muito próprios o que provoca no espectador ou uma sensação de terror ou pelo contrário uma sensação de conforto. A história, embora assuma que já a tenha visto em algum sitio é pontuada por pequenas preciosidades de originalidade. Uma curta Must See.

“Box” – The Corean Extreme – Takashi Miike

Provavelmente é a história mais fraca das 3 curtas mas o recurso as cenas visualmente chocantes é onde reside a mais parte da essência do filme. Box contêm para mim uma das melhores cenas de terror que alguma vez vi no cinema não quero estragar com spoilers por isso espero que a identifiquem quando a verem. um destaque essencial para Kyoko Hasegawa extremamente profunda na sua interpretação, quanto a história chega a ser enfastidiosa, não entretêm, mas mantém-nos atentos até ao desfecho final, um terror mais lento e pouco habitual tal como nas outras curtas está presente.

0 comentários:

Enviar um comentário