1 de maio de 2009

Retrospectiva - Mononoke - Hime

l_106289_0119698_60668fef Ok, a animação japonesa sempre foi conhecida pela sua originalidade não só pela Anime destinada aos adultos como também para os mais pequenos lançando um novo modo de contar histórias e fábulas desconhecidas ocidentalmente. Mononoke – Hime lança um género que viria a ser reconhecido internacionalmente não só devido à sua extrema originalidade como também à requintada animação que o acompanha.

A realização do filme a cargo de Hayao Miyazaki, é cuidada, extremamente minuciosa e espectacularmente organizada, dotada de pouquíssimos tempos mortos Mononoke – Hime, bem como os outros títulos que provêm do mesmo género e usufruindo da própria animação, os ângulos são extremamente bem escolhidos em quase todas as situações, algo que continua a ser extremamente difícil para os realizadores de filmes com pessoas de carne e osso caso não decidam optar pelos efeitos especiais. Tendo como principal cenário uma floresta extremamente detalhada e minuciosamente cuidada, são poucos os defeitos que escapam ao olho atento de Miyazaki. e só pela realização assume logo estatuto de must see.

As personagens crescem ao longo da película, tornam-se mais atentas aquilo que as rodeia, cada personagem tem a sua caracterização própria, a sua história, e a sua vida num cenário que absorve um pouco de cada uma delas, pormenores brilhantes, quase impossível em outros géneros.

Dotado de uma filosofia misticista, sempre quase agarrada ao estilo de vida japonês, Mononoke – Hime não lança tanta cultura japonesa como quer, ou pretende, prefere concentrar-se numa história plausível, um tanto engraçada e aventureira. O argumento releva uma storyline simples ,com poucos ou nenhuns plot twists e diálogos que revelam um filosofia simples para crianças e adaptada a adultos mais distraídos.

Vale o bilhete (ou até vale mais, uma história que não se dispersa facilmente das mentes dos espectadores)

0 comentários:

Enviar um comentário