28 de maio de 2009

Casshern

Caiu do céu este "Casshern", filme do género fantástico do realizador Kazuaki Kiriya, Casshern é provavelmente o filme que transpôs melhor a anime japonesa

É difícil definir Casshern em termos de género, a primeira vista parece um Matrix meets Mutant Chronicles. O realizador soube o que fazia. Filmagens dinâmicas, adaptadas a cada situação e um acompanhamento musical muito a base de ópera contemporânea remixada, não metem o filme por terra mas também não fazem dele uma obra-prima. Apresenta uma fotografia espectacular, uma história incomum e personagens estranhamente bem delineadas. Casshern pode não ser uma delícia para os olhos de alguns espectadores, mas tenho de afirmar que este filme causou-me alguma empatia principalmente pela montagem e pela belíssima fotografia.

Os actores presentes destacam-se razoavelmente bem. Cada um na sua personagem e cada um com a sua história para contar, infelizmente e a meu ver houve certas personagens que independentemente de ser um filme fantástico seriam merecedoras de uma maior credibilidade, algo que o realizador se acabou por esquecer, é certo que as animes japonesas tem tendência para engrossar não só os poderes das personagens como também a sua personalidade, o que acontece em Casshern é que certas personagens seguiram tão em linha as personalidades da anime original que por pouco não meteram a credibilidade do filme em causa, possivelmente tornando-o obsoleto ou quem sabe estúpido.

O argumento é incomum, baseado é certo numa anime japonesa, onde a originalidade pode assumir horizontes mais amplos do que filmes ditos "reais", Casshern saca neste campo uma nota extremamente positiva. a adaptação da anime para filme não foi obstáculo para os efeitos especiais presentes, o argumento mantém toda a sua consistência como na anime e até por vezes a inclui em certos trechos do filme.

Vale o bilhete (é um banquete visualmente extraordinário)

0 comentários:

Enviar um comentário