20 de maio de 2009

Eden Lake

eden_lake_ver2 Eden Lake faz lembrar um While She Was Out, disfarçado, quase um deja vu deste ultimo filme. O filme aborda variados temas, a passividade, a frieza do ser humano e as adversidades que por vezes pessoas banais tem que ultrapassar para sobreviver num ambiente que não é o deles. Eden Lake não surpreende, o filme é inglês e nota-se o cunho britânico durante quase todo o filme, não só pela rudeza das pessoas nele inseridas como também na natureza que circunda o filme.

A realização a cargo de James Watkins não oferece grandes surpresas, ora estanca por completo, ora arranca a uma velocidade quase incompreendida. não que esteja em completo desacordo com o realizador pois as vicissitudes da história assim implicam, mas a verdade é que a realização ainda consegue oferecer algumas surpresas no género do suspense. A mensagem inerente não é nova mas o filme ajuda a transparece-la de uma forma bruta e extremamente fria, quase como se tivesse a gritar “vejam se abrem os olhos”.

Quanto a nível de actores tenho a dizer que conheço pouco deles e do pouco que conheço foi de aparições espontâneas que fizeram noutros filmes e séries britânicas. Não indica contudo que estiveram mal, pelo contrário, todos apresentaram uma consistência muito acima da média e até as jovens estrelas se safaram bastante bem.

O argumento de Eden Lake embora faça parecer muito um While She Was Out meets Deliverance, não está mau de todo. Digo isto porque de facto a mensagem do filme consegue passar para os espectadores de uma maneira bastante concreta, “o Mundo está podre”. Infelizmente para um argumento extremamente frio, a realização acaba por afundar o filme num jogo do rato e do gato, onde o rato tem alguns truques na manga, mas onde o gato sai fortemente vencedor.

Vale meio bilhete (bom estudo sobre o fenómeno “Bullying”, mas levado demasiado ao extremo, mostra uma visão brutal de uma sociedade que está destinada a auto consumir-se pela violência)

0 comentários:

Enviar um comentário